Saiba como montar uma dieta saudável com as quantidades certas de açúcares e carboidratos

Quando a questão é a quantidade certa de açúcares e de carboidratos que devemos ingerir diariamente, o complicado é transformar a teoria em uma dieta possível. Pensar opções saudáveis para cada refeição não é mesmo fácil em um mundo que parece nos tentar com massas e doces o tempo todo. Pedimos a especialistas para indicar alimentos e combinações que auxiliam na saúde e na manutenção do peso. Leia a seguir:

Foto: Divulgação

Café da manhã

A professora da UERJ Ana Carolina Feldenheimer dá uma dica que considera importante antes de qualquer refeição:

— A melhor estratégia para construir uma alimentação saudável é pensar como sua avó comeria. Ela comeria nugget? Provavelmente, não. Mas, hoje em dia, há hotéis oferecendo esse tipo de alimento no café da manhã.

O pão francês não é a melhor opção, principalmente para quem busca o emagrecimento. Isso porque ele é composto pelo tipo de carboidrato que favorece o acúmulo de gordura. O pão de queijo também não deve ser habitual, porque é feito com polvilho, que é um carboidrato simples. O pão integral é a melhor alternativa, por ser mais rico em fibras e garantir maior saciedade. A nutricionista Ana Cláudia Mariano, no entanto, não condena nenhum tipo de pão. Ela diz que, dentro de um consumo moderado, com um café sem açúcar, por exemplo, a pessoa pode comer vez ou outra:

— O café da manhã sempre deve ter qualquer tipo de fruta. É preferível ingerir fruta e não suco, porque, quando o suco é feito, a fruta perde as fibras, e a tendência é usar três ou quatro laranjas, por exemplo, na preparação da bebida. Então, você acaba ingerindo uma quantidade excessiva de carboidrato.

Clarissa Godoy afirma que, sempre que possível, é melhor associar as frutas a algum tipo de fibra ou proteína, para que elas sejam absorvidas mais lentamente.

— Frutas também são fontes de carboidrato e são digeridas muito rapidamente. Na medida que isso acontece, há grandes chances de você armazenar esse excesso de carboidrato. Para evitar isso, você pode adicionar castanhas, chia ou linhaça, por exemplo — explica.

Para Luiza Maria, a combinação perfeita para primeira refeição do dia seria vitamina de fruta (leite desnatado + morango + semente de linhaça) e pão 100% integral com ovo mexido sem gordura.

Fonte: https://www.ibahia.com/fitness/detalhe/noticia/saiba-como-montar-uma-dieta-saudavel-com-as-quantidades-certas-de-acucares-e-carboidratos-1/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá! Somos a Mói de Coentro.
Como podemos lhe ajudar?
Powered by